Saúde

Comer por prazer ou prazer em comer?
 É amiga, precisamos reavaliar o que comemos, quando, e porque comemos.
Muitas vezes me pego organizando meu dia em cardápios racionais e equilibrados. Esses que as nutricionistas nos apresentam, e que sabemos que funcionam, mas acabamos escorregando.
 No meu caso, sempre vou ao cardiologista, que me manda ao endocrinologista, ele fatalmente me encaminha a nutricionista.  E saio dela mega animada com mil planos de dieta equilibrada. E no final de aproximadamente 2 semanas, a coisa desanda.   Sabe porque?  Por prazer!  Comemos por prazer ou pelo prazer, como queira!  Mas percebo (indignada), que sou mestre em cair em tentação!  E não estou sozinha nisso não!


Será que só mudamos os pronomes quando dizemos que comemos por prazer ou com prazer, ou melhor diria, para o prazer?
  Pare e pense:  
Se estamos tristes, e passamos por alguma coisa gostosa de comer, associamos aquela satisfação a resolução temporária e rápida do problema.
E se bater uma carência, cuidado, o cheiro do bolo da sua mãe no final da tarde, completado eficientemente com café fresquinho então...formou!  É tiro e queda!
E se o amor da sua vida não anda tão carinhoso como devia,  evite passar perto de chocolates!

É impressionante, mas meu pai sempre me falava que agente ou vive pra comer ou come pra viver!
 E comer pra viver é sim seguir uma dieta equilibrada, adequada as necessidades do nosso organismo, seja lá a necessidade que for.
E que as tentações não me façam escrava delas!!!!
Mas que eu possa de vez em quando cair em pequenas e equilibradas tentações!

                                                                                                                                                 


BJs mil,
by TT.
..........................................
Enxaqueca!!!!


         Uma doença dos tempos modernos??
                                                                                                          
Estive conversando esses dias com meu genro, sobre enxaqueca.  Esse pesadelo que assola milhares de pessoas no mundo todo, especialmente as mulheres.  É claro que esse assunto me interessa muito, pois sofri desesperadamente desse mal durante anos. 
Sempre que vou a um  médico, seja lá qual for, e pra qual problema for,  escuto que tenho que perder peso.  Se minha unha encrava, é por causa do meu peso.  Se meu cabelo cai, é porque estou acima do meu peso. E quando eu tinha esporão?  Nem de remédio falavam direito, o problema era o peso.  E olha que já estou curada e o peso é o mesmo.  
Quando fui procurar um médico para falar de enxaqueca adivinhem a primeira coisa que eu ouvi: - Você está acima do seu peso ideal e bla bla bla bla. 
Até desanima... Mas se tratatando de mim a coisa não para no primeiro tropeço com problemas.

Seria simples demais pesquisar sobre o tema, tirar algumas dúvidas em sites especializados e ver números sobre as estatísticas do assunto.  Mas sei que isso não é o que mais nos interessa.  Mulheres que sofrem desse mal buscam mais que dados estatísticos.  Buscam entender o que estão sentindo.  Buscam também soluções!  Ficamos sem compreender o que desencadeia tanta dor de cabeça.  Sabemos que podemos ter essas dores por inúmeros fatores, mas qual deles nos causa tanta coisa?   Será só físico?  Será o famoso stress?  Será tudo junto?  No meu caso em especial, percebi que remédios só não adiantavam.  Precisei de uma investigação maior.  Precisei dar um mergulho dentro de mim pra entender o que se passava na minha cabeça tanto fisica quanto emocional.  


Bem primeiro vamos entender o que os médicos falam que podem  causar a enxaqueca:

  1. preocupações, ansiedade, stress
  2. ficar sem comer, bebida alcoólica, excesso de café, adoçantes
  3. Período menstrual (na mulher)
  4. Dormir pouco, dormir muito, sono mal dormido
  5. Sol, claridade, mudancas climáticas
  6. Cigarro, poluiçāo
  7. Alergias
  8. problemas de coluna etc,etc...
  9. fígado
  10. alguns alimentos...

Eu fui considerada hipertensa desde meus 16 anos, mas isso não parecia estar relacionado às minhas dores de cabeça.  Eu nem queria falar com os médicos sobre o fato de que, em algumas vezes, eu melhorava com remédios de dor de cabeça associados a remédios para fígado e chás; senão lá vinha aquele papo de peso denovo...E eu ia ficar com dor de cabeça só de ouvir! Sei que existem alimentos que são verdadeiros vilões para quem tem enxaqueca crônica e que nesse caso acredito que os chás me ajudam sim. 



Então o que fazer?

Fiz ressonância magnética, e todos os exames relacionados as reclamações que eu tinha.  Fiquei alarmada quando o médico disse que eu não tinha nada.  Disse que eu parecia estar infeliz, trabalhando demais, em algo que não me dava o retorno que eu precisava e esperava. E foi além disso, dizendo que eu precisava olhar mais pra mim, tirar pelo menos um momento do dia para me fazer feliz e fazer algo que realmente me realizasse.  
Desde entao procuro alternativas que façam com que eu consiga ter uma qualidade de vida melhor.  Tento aliar minha rotina de vida ao prazer as coisas que eu gosto como por exemplo: cantar!  
E dentre as outras coisas que eu escolhi pra mim, escrever no meu Blog é uma delas e isso me dá muito prazer.
  
Entao fica a dica!  


Ah, eu ia esquecendo, 
"Ao persistirem os sintomas, procure seu médico".

Fato!!! 
Bjs,
TT. 

Nenhum comentário: